terça-feira, 7 de junho de 2011

DESENHO

Desde muito cedo, quando a criança adquire coordenação óculo-motora, se o adulto lhe der um lápis para a mão ela vai deixar marcas no papel...
 Inicialmente apenas risca demonstrando um grande prazer na actividade, depois procura adquirir significado aos seus " riscos", conseguindo um maior controlo psicomotor e cada vez uma melhor aproximação à representação da realidade.
 O desenho é simultaneamente um meio de desenvolvimento para a criança e um instrumento que nos permite avaliar esse desenvolvimento, mesmo o nível intelectual. É uma actividade global: ao desenhar, a criança expressa a forma pela qual se sente existir, sendo o desenho um reflexo das suas vivências e sentimentos. É ainda uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da imaginação, permitindo explorar todo o seu potencial criativo.
 O desenho infantil é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento integral da criança sendo um elemento mediador entre o conhecimento e o auto conhecimento. A partir do desenho, ela organiza informações, processa experiências vividas e pensadas, revela a sua aprendizagem e desenvolve o seu estilo de representação singular do mundo.
 O desenvolvimento do desenho infantil segue padrões que se podem identificar, o que nos permite, a partir do desenho da criança, compreender em que fase do desenvolvimento se encontra.
 Entre os 4 e os 5 anos:
É uma fase de temas clássicos do desenho infantil, a criança representa a linha do céu e a linha da terra, desenhando paisagens, casinhas, flores, super-heróis, veículos e animais. Usa bastante a cor, procurando o realismo ou, pelo contrário varia o uso da cor de acordo com a sua actividade.
A figura humana já tem mais pormenores, tais como cabelos, pés e mãos. O tamanho das figuras não depende do seu tamanho real mas sim da importância afectiva que as mesmas têm para a criança.
Aparece ainda a tendência à antropomorfização, ou seja, emprestar características humanas a elementos da natureza, como colocar olhos e boca ao sol. Esta tendência estender-se-á aproximadamente até aos 7 ou 8 anos.